BAJA PORTALEGRE 500
+12
PM
Pedro
Kawabanga
Sérgio CRF
Ajp 250
jean
Chewing
Akagi
PistonMaia
Paulo Matias
Scarz
Delgado
16 participantes
Página 4 de 7
Página 4 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Re: BAJA PORTALEGRE 500
Scarz escreveu:http://www.todoterreno.pt/images/provas/portalegre2009/ssmoto/galeria3/galeria/index.html (foto 11 e 12)
Matias a mostrar como se passa uma ribeira.
Isso foi na ribeira da Comenda
Paulo Matias- Localização : Abrantes
Mota actual : KTM 300 EXC '12
Re: BAJA PORTALEGRE 500
São muitos vídeos mas tinha de os partilhar aqui. Antigamente é que era.
Baja Portalegre 1990
Baja Portalegre 1990
Re: BAJA PORTALEGRE 500
Isto é que é o verdadeiro Portalegre.
Esperávamos 1 ano para nos levantarmos, por vezes nem isso (directas), para irmos ver esta prova onde durante todo o dia estavam a passar motas e carros.
Era uma altura onde qualquer pessoa tinha como objectivo fazer esta mitica prova.
Por experiência, o Portalegre já não é o que era. Neste momento é mais uma prova onde, face ás outras, existe mais dinheiro para a sua realização. É puramente comercial e é feita para os automóveis, as motas são um extra que ajuda nos lucros.
De qualquer maneira vale a pena lá ir, quanto mais não seja para cumprir os 350km do percurso.
Esperávamos 1 ano para nos levantarmos, por vezes nem isso (directas), para irmos ver esta prova onde durante todo o dia estavam a passar motas e carros.
Era uma altura onde qualquer pessoa tinha como objectivo fazer esta mitica prova.
Por experiência, o Portalegre já não é o que era. Neste momento é mais uma prova onde, face ás outras, existe mais dinheiro para a sua realização. É puramente comercial e é feita para os automóveis, as motas são um extra que ajuda nos lucros.
De qualquer maneira vale a pena lá ir, quanto mais não seja para cumprir os 350km do percurso.
Paulo Matias- Localização : Abrantes
Mota actual : KTM 300 EXC '12
Re: BAJA PORTALEGRE 500
Só 350 ? ? ? ? ? ?
Aqui a malta ou faz 400 ou não tira a máquina da garagem... e de pedra "rija"...
Também sou da opinião de que já não mete grande piada, a malta "mal se lembra" da prova. Dantes começavamos a combinar e a artilhar as máquinas com uma série de semanas de antecedência. Agora é de véspera e quando é...(uma vez a minha máquina negou-se no próprio dia, só metia a 1ª, não fui e andei "doente" o dia todo)
O mesmo se passa com a antiga Baja 1000. Esta então, por mim falo, passa completamente despercebida em termos de presença. A malta se não for também não se moi muito... (comparando com o "antigamente", quando se faziam directas, fogueiras às 3h00 da manhã, minis e afins...).
O que ainda safa esta prova são as presenças AUTO Internacionais. Na minha opinião, este tipo de povas são para ver e apreciar os Automóveis...
Como já é normal em Portugal: acaba-se com tudo o que é bom.
Aqui a malta ou faz 400 ou não tira a máquina da garagem... e de pedra "rija"...
Também sou da opinião de que já não mete grande piada, a malta "mal se lembra" da prova. Dantes começavamos a combinar e a artilhar as máquinas com uma série de semanas de antecedência. Agora é de véspera e quando é...(uma vez a minha máquina negou-se no próprio dia, só metia a 1ª, não fui e andei "doente" o dia todo)
O mesmo se passa com a antiga Baja 1000. Esta então, por mim falo, passa completamente despercebida em termos de presença. A malta se não for também não se moi muito... (comparando com o "antigamente", quando se faziam directas, fogueiras às 3h00 da manhã, minis e afins...).
O que ainda safa esta prova são as presenças AUTO Internacionais. Na minha opinião, este tipo de povas são para ver e apreciar os Automóveis...
Como já é normal em Portugal: acaba-se com tudo o que é bom.
Chewing- Localização : S. Miguel do Rio Torto
Idade : 45
Mota actual : KTM 250 EXC
Re: BAJA PORTALEGRE 500
Isto sim era uma prova
Muito muito muito sintético... as valentes XR600... as brutais Banshee...
Quanto aos automóveis, x i i i i i.. aqueles UMM sempre às cambalhotas... eh eh eh
ERA SÓ GENTE TONTA
Agora, na minha opinião, perdeu a pica toda...
Muito muito muito sintético... as valentes XR600... as brutais Banshee...
Quanto aos automóveis, x i i i i i.. aqueles UMM sempre às cambalhotas... eh eh eh
ERA SÓ GENTE TONTA
Agora, na minha opinião, perdeu a pica toda...
Chewing- Localização : S. Miguel do Rio Torto
Idade : 45
Mota actual : KTM 250 EXC
Re: BAJA PORTALEGRE 500
A XR do Bernardo Vilar passava junto à Caniceira e passados 15 minutos ainda se ouvia o eco dela dentro no meio das árvores onde quer q ele já fosse...
E os Citroen????
E os Citroen????
Delgado- Localização : Beja; Abrantes; S. Miguel do Rio Torto
Idade : 46
Mota actual : GASGAS EC 250
Re: BAJA PORTALEGRE 500
A prova perdeu muito do seu espírito de antigamente.
Mas também acho que foi mais a malta que mudou e perdeu a vontade de ir ver, tenho vários colegas que todos os anos continuam a ir para lá na noite antes e armar a tenda para o dia todo, para eles o espírito continua lá todos os anos.
Agora ver antigamente as 2T 2rodas e 4 rodas sempre de punho trancado na frente de uma Baja era LINDO...coisas que nunca mais voltam
Agora como já disseram para ver vale mais pelos carros, é o que ainda mantém a prova viva e toda a atenção sobre ela.
Mas também acho que foi mais a malta que mudou e perdeu a vontade de ir ver, tenho vários colegas que todos os anos continuam a ir para lá na noite antes e armar a tenda para o dia todo, para eles o espírito continua lá todos os anos.
Agora ver antigamente as 2T 2rodas e 4 rodas sempre de punho trancado na frente de uma Baja era LINDO...coisas que nunca mais voltam
Agora como já disseram para ver vale mais pelos carros, é o que ainda mantém a prova viva e toda a atenção sobre ela.
Re: BAJA PORTALEGRE 500
"Mais de 230 inscritos para a 24.ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, competição que irá decidir a Taça Internacional FIA de Bajas e o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo o Terreno, são o sinónimo de sucesso de um evento que mantém bem vivo o seu estatuto de grande clássica do todo o terreno português.
Muitos e bons pilotos nas 75 inscrições de automóveis, 75 nas motos, 60 nos quads e 21 nos UTV, a garantir um grande espectáculo nos dias 28, 29 e 30 de Outubro nas pistas alentejanas."
in: http://www.bajaportalegre.com/pt/a-prova/noticias/entity/mais-de-230-inscritos?bl=1
Muitos e bons pilotos nas 75 inscrições de automóveis, 75 nas motos, 60 nos quads e 21 nos UTV, a garantir um grande espectáculo nos dias 28, 29 e 30 de Outubro nas pistas alentejanas."
in: http://www.bajaportalegre.com/pt/a-prova/noticias/entity/mais-de-230-inscritos?bl=1
Re: BAJA PORTALEGRE 500
quando sai a lista de inscritos?
Pedro- Localização : Sao Miguel do Rio Torto
Idade : 29
Re: BAJA PORTALEGRE 500
se tudo correr como espero devo ir ver o baja..
Pedro- Localização : Sao Miguel do Rio Torto
Idade : 29
Re: BAJA PORTALEGRE 500
Pedro escreveu:se tudo correr como espero devo ir ver o baja..
Deve sair informação em breve nestes sites:
www.bajaportalegre.com
www.todoterreno.pt
Re: BAJA PORTALEGRE 500
Pequeno texto sobre a historia do Baja. Destaquei o ano de 2004.
23 Anos de Historial
"A Baja 500 Portalegre foi a primeira competição de todo-o-terreno organizada em Portugal, em Junho 1987, com base na cidade de Portalegre.
De facto, o Clube Aventura, liderado por José Megre, um ex-piloto do Rally Dakar, tinha idealizado esta prova desde 1983, no entanto demorou cerca de 4 anos a concretizar esta ideia, desde que obteve ajuda e autorização das autoridades locais.
O Dr. Miranda Calha, então membro do Governo e actualmente Deputado da Assembleia da Republica, apoiou directamente esta iniciativa.
Foi em 1982 que começaram as actividades de todo-o-terreno não competitivas em Portugal, e também pela mão de José Megre que, juntamente com alguns amigos, formou o Clube Todo-o-Terreno.
Tendo participado no Paris-Dakar em 1982, 83 e 84 como um dos pilotos de fábrica da UMM, José Megre teve um enorme sucesso quando lançou a primeira Baja de Portalegre com o seu amigo, sócio e navegador do Dakar, Pedro Vilas Boas.
Efectivamente cerca de 100 carros e mais de 100 motos participaram na primeira Baja de Portalegre, então chamada Rali Maratona de Portalegre – Finicisa.
A prova decorreu num circuito de 400km, percorrido duas vezes sem quaisquer interrupções. Fortes chuvas e muita lama tornaram a prova num enorme desafio para os pilotos, carros e motos.
A segunda e a terceira edição viram o número de inscritos duplicado, mas foi na 4ª edição que foram atingidos os máximos de 250 carros e as 450 motos, que se mantiveram vários anos, depois da memorável edição de 1989 em que apenas 10% dos participantes conseguiu chegar ao fim da prova !
Desde o primeiro ano, a prova das motos foi internacional, e disputada pelos melhores pilotos de Todo-o-Terreno do Mundo, tais como Serge Bacou, Thierry Charbonnier, Gilles Lalay, Stephane Peterhansel, David Castera, Cyril Esquirol, Richard Sainct, Alain Perez, Thierry Magnaldi, entre outros.
No entanto, só em 1995 e 1996 é que um piloto estrangeiro venceu a Baja de Portalegre (Richard Sainct e Alain Perez, respectivamente).
EVOLUÇÃO DA PROVA
1987 - Realizou-se a primeira edição da prova sob o nome de Rali Maratona de Portalegre – Finicisa. Nas motos, a prova era aberta à participação de 2 pilotos, tal como na Baja da Califórnia.
1988 - Nesta 2ª edição, o percurso teve 2 voltas sem interrupções, num circuito com 400 km.
1989 - A prova foi disputada numa única volta, num percurso de 500 km de extensão. A prova decorreu sob o nome 500 km Cerveja Sagres Portalegre.
1990 - Nas motos, a participação passou a ser só para um piloto.
1997 - 11ª Baja Galp 500 Portalegre – Mudança do nome da prova, numa edição onde só se disputaram 182 Km, em 2 Sectores Selectivos, fruto das más condições atmosféricas que se fizeram sentir na prova.
1999 - Baja Porta da Ravessa 500 Portalegre – Entrada da Adega Cooperativa do Redondo que, a par da Câmara Municipal de Portalegre, foi dos principais patrocinadores da prova. Abandono do esquema tradicional de prova em linha, sendo esta dividida em 2 sectores selectivos com uma neutralização entre eles.
2000 - A prova não foi pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (Auto)
2001 - Na edição deste ano foi introduzido o sistema de 3 sectores selectivos, sendo o primeiro disputado após a realização do prólogo. A edição deste ano não contou para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, mas candidatou-se à então criada Taça FIA de Bajas
2002 - Já com o estatuto de prova Taça FIA de Bajas, Portalegre regressou ao Campeonato Nacional com o estatuto de Prova “Joker”!!!
2003 - A 17ª Baja Anta da Serra 500 Portalegre continuou com o esquema de 3 sectores selectivos. Dois SS no sábado e um terceiro SS, ao qual se chamou “Epilogo”, no domingo.
2004 - A presença do piloto escocês Colin McRae, numa Nissan Pick Up, levou a Portalegre a presença de 250 000 espectadores (segundo dados da Guarda Nacional Republicana)
2005 - Com a presença das equipas oficiais da VW (Carlos Sainz, Bruno Saby, Jutta Kleinschmidt e Mark Miller) e da Mitsubishi (Hiroshi Masuoka e Luc Alphand), a prova foi disputada sobre péssimas condições meteorológicas, com a vitória a ser entregue ao francês da Mitsubishi. Nas motos a vitória foi para Mário Patrão. Nos quads o triunfo pertenceu a Rui Fernandes
2006 - Alinharam 114 Autos, 127 Motos e 84 Quads. Domínio do espanhol Marc Blazquez. Nas motos, Mário Patrão foi o mais rápido e nos Quad seria Luis Engeitado quem levaria a melhor.
2007 – Numa prova disputada sem chuva e com muito pó, destaque para a terceira vitória de Miguel Barbosa, desta vez ao volante de um BMW X5, e ainda para o domínio de António Maio e Vítor Santos em Moto e Quads, respectivamente.
2008 – Estreia mundial do novo Mitsubishi Racing Lancer que, através de Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cottret, dominou a prova. Vitoriosos também – António Maio (motos) e Rui Mendes (quad), numa prova onde à partida alinharam 90 autos, 87 motos e 57 quads.
2009 – Quarta vitória para Filipe Campos (auto) e Mário Patrão (moto) em Portalegre."
in: http://www.bajaportalegre.com/pt/a-prova/historia
23 Anos de Historial
"A Baja 500 Portalegre foi a primeira competição de todo-o-terreno organizada em Portugal, em Junho 1987, com base na cidade de Portalegre.
De facto, o Clube Aventura, liderado por José Megre, um ex-piloto do Rally Dakar, tinha idealizado esta prova desde 1983, no entanto demorou cerca de 4 anos a concretizar esta ideia, desde que obteve ajuda e autorização das autoridades locais.
O Dr. Miranda Calha, então membro do Governo e actualmente Deputado da Assembleia da Republica, apoiou directamente esta iniciativa.
Foi em 1982 que começaram as actividades de todo-o-terreno não competitivas em Portugal, e também pela mão de José Megre que, juntamente com alguns amigos, formou o Clube Todo-o-Terreno.
Tendo participado no Paris-Dakar em 1982, 83 e 84 como um dos pilotos de fábrica da UMM, José Megre teve um enorme sucesso quando lançou a primeira Baja de Portalegre com o seu amigo, sócio e navegador do Dakar, Pedro Vilas Boas.
Efectivamente cerca de 100 carros e mais de 100 motos participaram na primeira Baja de Portalegre, então chamada Rali Maratona de Portalegre – Finicisa.
A prova decorreu num circuito de 400km, percorrido duas vezes sem quaisquer interrupções. Fortes chuvas e muita lama tornaram a prova num enorme desafio para os pilotos, carros e motos.
A segunda e a terceira edição viram o número de inscritos duplicado, mas foi na 4ª edição que foram atingidos os máximos de 250 carros e as 450 motos, que se mantiveram vários anos, depois da memorável edição de 1989 em que apenas 10% dos participantes conseguiu chegar ao fim da prova !
Desde o primeiro ano, a prova das motos foi internacional, e disputada pelos melhores pilotos de Todo-o-Terreno do Mundo, tais como Serge Bacou, Thierry Charbonnier, Gilles Lalay, Stephane Peterhansel, David Castera, Cyril Esquirol, Richard Sainct, Alain Perez, Thierry Magnaldi, entre outros.
No entanto, só em 1995 e 1996 é que um piloto estrangeiro venceu a Baja de Portalegre (Richard Sainct e Alain Perez, respectivamente).
EVOLUÇÃO DA PROVA
1987 - Realizou-se a primeira edição da prova sob o nome de Rali Maratona de Portalegre – Finicisa. Nas motos, a prova era aberta à participação de 2 pilotos, tal como na Baja da Califórnia.
1988 - Nesta 2ª edição, o percurso teve 2 voltas sem interrupções, num circuito com 400 km.
1989 - A prova foi disputada numa única volta, num percurso de 500 km de extensão. A prova decorreu sob o nome 500 km Cerveja Sagres Portalegre.
1990 - Nas motos, a participação passou a ser só para um piloto.
1997 - 11ª Baja Galp 500 Portalegre – Mudança do nome da prova, numa edição onde só se disputaram 182 Km, em 2 Sectores Selectivos, fruto das más condições atmosféricas que se fizeram sentir na prova.
1999 - Baja Porta da Ravessa 500 Portalegre – Entrada da Adega Cooperativa do Redondo que, a par da Câmara Municipal de Portalegre, foi dos principais patrocinadores da prova. Abandono do esquema tradicional de prova em linha, sendo esta dividida em 2 sectores selectivos com uma neutralização entre eles.
2000 - A prova não foi pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (Auto)
2001 - Na edição deste ano foi introduzido o sistema de 3 sectores selectivos, sendo o primeiro disputado após a realização do prólogo. A edição deste ano não contou para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, mas candidatou-se à então criada Taça FIA de Bajas
2002 - Já com o estatuto de prova Taça FIA de Bajas, Portalegre regressou ao Campeonato Nacional com o estatuto de Prova “Joker”!!!
2003 - A 17ª Baja Anta da Serra 500 Portalegre continuou com o esquema de 3 sectores selectivos. Dois SS no sábado e um terceiro SS, ao qual se chamou “Epilogo”, no domingo.
2004 - A presença do piloto escocês Colin McRae, numa Nissan Pick Up, levou a Portalegre a presença de 250 000 espectadores (segundo dados da Guarda Nacional Republicana)
2005 - Com a presença das equipas oficiais da VW (Carlos Sainz, Bruno Saby, Jutta Kleinschmidt e Mark Miller) e da Mitsubishi (Hiroshi Masuoka e Luc Alphand), a prova foi disputada sobre péssimas condições meteorológicas, com a vitória a ser entregue ao francês da Mitsubishi. Nas motos a vitória foi para Mário Patrão. Nos quads o triunfo pertenceu a Rui Fernandes
2006 - Alinharam 114 Autos, 127 Motos e 84 Quads. Domínio do espanhol Marc Blazquez. Nas motos, Mário Patrão foi o mais rápido e nos Quad seria Luis Engeitado quem levaria a melhor.
2007 – Numa prova disputada sem chuva e com muito pó, destaque para a terceira vitória de Miguel Barbosa, desta vez ao volante de um BMW X5, e ainda para o domínio de António Maio e Vítor Santos em Moto e Quads, respectivamente.
2008 – Estreia mundial do novo Mitsubishi Racing Lancer que, através de Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cottret, dominou a prova. Vitoriosos também – António Maio (motos) e Rui Mendes (quad), numa prova onde à partida alinharam 90 autos, 87 motos e 57 quads.
2009 – Quarta vitória para Filipe Campos (auto) e Mário Patrão (moto) em Portalegre."
in: http://www.bajaportalegre.com/pt/a-prova/historia
Onde Ver?
ZE1 – Portalegre (39 14 758N - 07 27 506W)
Localização: Próximo do centro de exames de Portalegre (IP2) .
Características: Passagem de água, seguido de salto a anteceder a chegada.
Acesso: Próximo de Portalegre, junto ao IP2 (km 179), acesso a pé (300m). Estacionamentos junto ao IP2.
29/10: Prólogo – 1ª Moto: 11h05; 1º Auto: 14h20
30/10: Final da prova – 1ª Moto: 14h45; 1º Auto (SS2): 10h20; 1º Auto (SS3): 15h40
ZE2 - Monte da Pedra / Crato (39 21 989N - 07 44 848W)
Localização: Campo de futebol de Monte da Pedra.
Características: Zona artificial com um gancho, algumas curvas e um salto.
Acesso: Existem vários acessos a esta localidade, desde o IP2, por Gafete seguir as indicações Monte da Pedra. Desde Portalegre, via Crato, seguir as indicações para Monte da Pedra.
30/10: 1ª Moto (km 47): 09h30; 1º Auto SS3 (km 47): 14h20
ZE3 – Margalha / Gavião (39 25 763N - 07 54 672W)
Localização: Quinta da Margalha.
Características: Zona artificial com algumas curvas e um salto. Boa visibilidade.
Acesso: Vindo de norte, pela A23, sair para Mouriscas ou Portalegre ( IP2 ), e seguir as indicações para Gavião. Próximo desta localidade seguir pela EN 244 para Ponte de Sôr e um pouco mais à frente seguir direcção Vale da Vinha. A ZE encontra-se imediatamente a seguir ao desvio. Vindo de sul por Ponte de Sôr seguir pela EN244 para Gavião, antes da povoação seguir direcção Vale da Vinha.
30/10: 1ª Moto (km 85): 10h40; 1º Auto SS3 (km 85): 14h00
ZE4 – Fronteira (39 02 898N - 07 38 091W)
Localização: Zona Industrial.
Características: Utilização da zona de boxes e recta da meta das 24HTT.
Acesso: Vindo de sul, pela A6, sair para Estremoz e seguir pelo IP2 direcção Portalegre. Próximo de Monforte seguir direcção Fronteira. Nesta povoação seguir as indicações para a zona industrial. Vindo de Portalegre, a partir de Monforte seguir as indicações acima referidas.
30/10: 1º Auto SS2 (km 60): 08h45; 1ª Moto (km 245): 12h30
ZE5 – Sousel (38 57 651N - 07 41 388W)
Localização: Junto ao antigo campo de futebol.
Características: Zona artificial com algumas curvas e um salto. Boa visibilidade num ponto elevado.
Acesso: Vindo de sul, pela A6, sair para Estremoz e seguir direcção Sousel pela EN 245 ou pelo IP2. Em Sousel seguir direcção Avis e Figueira e Barros. À saída de Sousel encontra a ZE. Vindo de Portalegre pelo IP2 seguir direcção Sousel e as indicações acima referidas.
30/10: 1º Auto SS2 (km 85): 09h10; 1ª Moto (km 270): 12h50
ZE6 – S. Bento da Ana Loura/Estremoz
Localização: Junto à capela de S. Bento da Ana Loura.
Características: Zona com boa visibilidade, passagem sobre ponte estreita (boas fotos).
Acesso: Pelo IP2 (km 221), segue pelo acesso a S. Lourenço de Mamporcão, continua pelo asfalto, cerca de 4km, antes do final do asfalto siga as indicações ZP6.
30/10/10: 1º Auto SS2 (km 110): 09h30; 1ª Moto (km 295): 13h10
ZE7 – Santo Aleixo / Monforte (38 55 901N - 07 26 065W)
Localização: Herdade do Casco.
Características: Zona com boa visibilidade, curva apertada (gancho).
Acesso: Em Veiros, povoação situada junto ao IP2, siga as indicações Santo Aleixo. A cerca de 3km de Santo Aleixo, siga as indicações, pela esquerda, ZP7.
30/10: 1º Auto SS2 (km 120): 09h45; 1ª Moto (km 305): 13h25
Página 4 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Tópicos semelhantes
» Baja 500 Portalegre
» Baja Serra da Estrela 2010
» Baja Cidade de Beja
» A voltinha de fim-de-semana
» Baja Terras D'El Rei
» Baja Serra da Estrela 2010
» Baja Cidade de Beja
» A voltinha de fim-de-semana
» Baja Terras D'El Rei
Página 4 de 7
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos